quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Como Fazer seu Filho Gostar de Ciências

Marcelo Gleiser, renomado cientista brasileiro, orienta pais a darem as mãos aos filhos e irem atrás do conhecimento, usando a melhor das ferramentas: a Ciência.


"A cozinha, por exemplo, é um excelente laboratório de Química e Física, você tem a água que se transforma em vapor e depois, pode virar gelo", diz Marcelo Gleiser




A vocês, pais e mães às voltas com a impaciência dos filhos, que só querem saber de perguntar sobre tudo e todos, eis a sugestão: deixem de lado o embaraço (de nem sempre conhecerem a resposta às questões) e mergulhem na busca do conhecimento – ao lado deles, claro. O estímulo parte de Marcelo Gleiser, cientista brasileiro de fama mundial. “Os pais devem ter a humildade de reconhecer que não sabem, dividir a curiosidade da criança e irem atrás da resposta junto dela”, orienta. 

Com essa postura, a pergunta original se torna pretexto para um projeto de aprendizado de toda a família. E que tal usar a Ciência para explicar o que acontece ao nosso redor? “A Ciência nada tem de bicho-papão”, enfatiza Gleiser, que é professor titular de Filosofia Natural e de Física e Astronomia no Dartmouth College, nos Estados Unidos. “Ela é uma descrição do mundo onde a gente vive”. Para desvendá-lo, a dica, ao pais, é manter a curiosidade alerta, tal qual os filhos. Aliás, no livro recém-lançado, A Ilha do Conhecimento, Gleiser demonstra ser tão ínfimo o que se sabe que a ignorância acaba por ser “... a mola propulsora da criatividade científica”. Ou seja: quanto mais a Ciência avançar mais se faz necessário aprender.

De que serve então a vocês, pais, essa irritação de não saberem responder ao que os filhos perguntam? Bobagem. Mais valioso é mudarem de atitude, descobrindo as respostas ao lado de quem tem fome de saber.

Saiba como fazer suas crianças se encantarem por Ciência – e muito mais! – na entrevista com Marcelo Gleiser, AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário