domingo, 12 de outubro de 2014

A importância da disciplina Conteúdo, Metodologia e Prática de Ensino de Ciências e Educação Ambiental

A disciplina Conteúdo, Metodologia e Prática de Ensino de Ciências e Educação Ambiental, pertencente ao núcleo de formação profissional no contexto do Curso de Pedagogia.

Objetivos gerais da disciplina são:
- Analisar as relações entre Educação Ambiental e Ensino de Ciências;
- refletir sobre a importância da educação científica e da educação ambiental nas séries iniciais do Ensino Fundamental.

Essa disciplina tem como metas fornecer subsídios teórico- -metodológicos e de recursos para a atuação na área de Ciências e Educação Ambiental nas primeiras séries do Ensino Fundamental, além de propor reflexões sobre essa prática. 
Para isto, procura-se discutir com as diferentes concepções sobre o ensino de ciências e a evolução da Educação Ambiental, enfatizando-se a visão da metodologia de ensino enquanto ferramenta educacional. 


A importância do Ensino de Ciências




As Ciências Naturais são compostas de um conjunto de explicações com peculiaridades próprias e de procedimento para obter essas explicações sobre a natureza e os artefatos materiais. Seu ensino e sua aprendizagem serão sempre balizados pelo fato de que os sujeitos já dispõem de conhecimentos prévios a respeito do objeto de ensino. 


MAS PARA QUE SERVE O CONHECIMENTO DAS CIÊNCIAS? 

Segundo Bizzo (2002), “o domínio do conhecimento científico hoje em dia é indispensável para que se possa realizar tarefas tão triviais como ler o jornal ou assistir televisão. Da mesma forma, decisões a respeito de questões ambientais, por exemplo, não podem prescindir da informação científica que deve estar ao alcance de todos”. Um exemplo trágico e extremo foi o acidente de 1987 em Goiânia (GO), quando um aparelho de radioterapia – um cilindro – foi levado por dois catadores que o venderam a um ferro velho e nesse o dono distribuiu para a família causando mortes e contaminação de muitas pessoas. Houve irresponsabilidade do dono da radioterapia que descartou o material sem os devidos cuidados deixando-o exposto e ao mesmo tempo falta de informação e conhecimentos científicos necessários para viver em um mundo que reúne avanços tecnológicos notáveis. Essas informações e conhecimentos passam cada vez mais a ter importância, e a escola não deixa de assumir a responsabilidade de torná-las acessíveis aos cidadãos.

Cachapuz et al (2005) endossa essa colocação dizendo que a alfabetização científica converteu-se numa necessidade para todos: todos necessitam utilizar a informação científica para realizar opções que se nos deparam a cada dia, de sermos capazes de participar em discussões públicas sobre assuntos importantes que se relacionam com a Ciência e a Tecnologia, e todos merecemos compartilhar a emoção e a realização pessoal que pode produzir a compreensão do mundo natural.


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