Algumas dificuldades:
* Professores polivalentes
* Insegurança do professor em desenvolver conteúdos, experimentos
* Prática docente de mera transmissão do conhecimento utilizando somente livros didáticos
* Visão de que ensinar ciências, é transmitir conhecimento pronto e acabado
Hoje se tem uma nova perspectiva, trabalhar com resolução
de problemas voltados para o dia-a dia.
Hoje:
* Percepção da ciência como construção humana, e não mais como verdade natural
* Valorização do processo de construção do conhecimento cientifico pelo estudante
E na sala de aula?
* Desenvolver atividades que facilitem sua exploração e sistematização com posterior conclusão do trabalho
* Realizar observações no entorno da escola
* Assistir videos
* Participar de experimentações
* Ter acesso a leituras variadas
* Realizar trabalhos de campo em ambientes naturais ou transformados pelo ser humano
O ensino de ciências busca, favorecer a manifestação de conhecimentos prévios em sala de aula e o aperfeiçoamento dos saberes envolvendo os alunos em uma ambiência propícia ao aprofundamento das questões científicas.
Abaixo segue um vídeo na qual a professora e pesquisadora Ana Maria Pessoa de Carvalho conversa com o jornalista Ederson Granetto sobre a formação de professores para o ensino de ciências, tema de uma apresentação que ela fez no XVI Endipe, o Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário